Fitas & Locadoras: A Lenda de Matrix
- Fita Magnética Podcasts
- 14 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2023
Sim, chegou a hora do nosso Especial de RPG!
Depois de muita espera, finalmente o Fita Magnética fez um episódio especial de RPG (ou áudio drama, ou radionovela, seja como você quiser chamar)! Este post é um conteúdo complementar de todo o universo criado para o Fitas & Locadoras: A Lenda de Matrix.

O Sistema
Dungeons & Dragons? Não. Fitas & Locadoras!
O nosso episódio de RPG foi pensado durante meses para trazer o máximo de referências possíveis dos anos 90. O universo é todo criado a partir de memórias e nostalgia, então tomamos algumas liberdades criativas para tornar tudo mais interessante.
O primeiro passo foi adaptar o sistema de Dungeons & Dragons do modo mais foda-se possível. Pegamos alguns poucos conceitos e ignoramos praticamente todo o resto. Então se você é um grande jogador de RPG que vai ficar bravo porque não fizemos X ou Y de acordo com as regrinhas de D&D, saiba que nosso jogo usa o sistema F&L (Fitas & Locadoras).
O F&L é mais focado em narrativa, com algumas chances de combate e uso de dados. Nossa ideia era tirar tudo que é mais matemático e duro pra deixar a narrativa ser o foco e deixar a história mais interessante.
O Mapa do Bairro

O mapa do nosso RPG foi baseado em tudo que se poderia encontrar em um bairro de classe baixa/média nos anos 90. Da pracinha até oficina, da feira até casa assombrada, do botecão até a tão desejada locadora.
A História
Em um bairro qualquer do Brasil nos Anos 90, três amigos da 5ª série descobrem que a fita cassete de Matrix acabou de chegar na locadora e precisam fazer um jornada épica, enfrentando vários perigos e oportunidades, para transformar uma sexta-feira qualquer em um dia inesquecível.
Os Personagens

Paulinho é o caçula de 5 filhos do Seu Sebastião (ou Tião Chulapa, como era conhecido nos campos e quadras do bairro). Paulinho cresceu ouvindo as histórias do pai, que é apaixonado por futebol e quase foi jogador profissional (chegou a ser jogador da base do Corinthians, mas abandonou a carreira pois não recebia salário e sua namorada estava grávida).
Desde pequeno, Paulinho acompanhou seu pai e seus irmãos nos campinhos da cidade. Não satisfeito em apenas assistir os jogos, brigava sempre porque também queria jogar. Porém, além de ser o caçula, também era baixo para sua idade e nunca era levado à sério pelo restante dos jogadores. Por isso aproveitava as poucas oportunidades em que lhe deixavam jogar para dar o sangue em campo. Mesmo sendo menor e mais novo de todos, nunca tirou o pé de uma dividida, nunca reclamou das trombadas e empurrões e sempre que acontecia uma briga em campo era o primeiro a chegar na voadora no adversário para defender um colega de time.
A infância nos campinhos do bairro moldaram Paulinho em um garoto corpulento, apesar da baixa estatura. Um garoto forte e que só se mete em briga quando precisa defender seus amigos.

Enzo nasceu em uma família rica e sempre teve tudo – de brinquedos caros as melhores roupas e viagens ao exterior. Porém, isso mudou três anos atrás, quando seu pai se envolveu em um esquema com fazendeiros que deu terrivelmente errado, e quase liquidou toda a fortuna da família. Indo do ‘tudo’ pro ‘quase nada’, sua família ainda está se reconstruindo no momento, o que só não foi um choque maior para Enzo pelo fato de ser muito novo quando essa transição ocorreu.
Enzo é um playboyzinho peculiar – mimado como só, mas ele tenta esconder suas frescuras através da marra. Tenta emular muito seu melhor amigo, Paulinho, pagando de corajoso, mas ao contrário dele, quando o rolo aperta, ele é o primeiro a sair correndo. E quando não consegue fugir, é o Paulinho que acaba salvando ele.
Ele vive tentando se misturar com os alunos mais ricos do seu colégio particular que seus pais mal têm condição de continuar pagando, mas o resultado dessas conversas são sempre abaixo do esperado com ele saindo de fudido.
Com essa infância rica, Enzo ficou mal acostumado a ouvir um “não” – o resultado? Ele se tornou um cleptomaníaco. Ele quer algo que seus pais não tem condição de comprar? Nada que uma mão rápida não resolva. Já roubou quatro borrachas coloridas de um de seus colegas (Por quê? Nem ele sabe), e a loja de brinquedos da esquina já tem um alerta pro “playboyzinho dentuço”. Seu maior roubo até agora: o Bichinho Virtual (ou Tamagotchi) de uma menina da sua sala.
Os garotos mais velhos da vizinhança apelidaram-o de “Come-Lixo”, por causa de uma situação que ninguém sabe a história inteira, mas supostamente envolveu ele se enfiando em uma lata de lixo pra pegar um brinquedo dele que caiu lá.

Diogo nasceu e cresceu no Rio de Janeiro e já desenvolveu desde cedo seu carisma cativante. Após a perda prematura dos seus pais, Diogo foi criado por sua amorosa avó Benedita.
Ele sempre foi um contador de histórias nato. Aprendeu a arte de ‘enganar e entreter’ com sua avó, que passava horas contando lendas e mitos para ele antes de dormir. Essas histórias despertaram sua imaginação e desenvolveram sua habilidade de criar narrativas envolventes.
Quando sua avó Benedita finalmente conseguiu se aposentar, decidiu sair daquela vida corrida e mudar de cidade de volta para o bairro em que cresceu. Diogo, apesar de não querer abandonar o Rio de Janeiro, teve que se mudar também.
Carioca recém-chegado ao bairro, Diogo está pronto para embarcar em uma nova aventura, não importa o tanto de mentiras que ele precisasse contar.
Os Convidados

Nós entramos em contato com vários dos convidados que já participaram do Fita Magnética e pedimos para eles dublarem alguns personagens que aparecem na jornada de Paulinho, Enzo e Diogo.
Não vamos dar spoilers de quais são os personagens que eles dublaram, mas podemos dizer que a voz deles fez toda a diferença pro resultado final!
O Episódio #100
O episódio #100 - Fitas & Locadoras: A Lenda de Matrix sai no dia 05 de Outubro de 2023, em todos as plataformas de áudio.
Nós fizemos este episódio especial com todo carinho e dedicação. O resultado final ficou muito legal e pedimos a todos apenas uma coisa: COMPARTILHEM!
Comments